Como usar fixadores de maquiagem.

Como usar o fixador de maquiagem de forma correta?

Sempre que passamos aquela make baphônica ficamos nos perguntando: “será que vai durar a festa toda?”. Porém, a duração da maquiagem depende de vários fatores, dentre eles, a oleosidade da pele e a estação do ano em que estamos.

Quando a pele é oleosa, é muito mais difícil mantê-la intacta e sequinha por mais tempo, principalmente no verão. Isso porque a produção de óleo das glândulas sebáceas aumentam com temperaturas mais altas, deixando a pele com aquele temido aspecto brilhoso por conta do sebo. Mesmo que o rosto não seja muito oleoso, o calor ainda interfere na durabilidade da make, já que nossa pele tende a ficar sempre úmida pelo suor. Por isso, verão e pele oleosa se tornam duas inimigas da make duradoura.

Apesar desses problemas, temos uma solução mágica: o fixador de maquiagem!

O fixador, como o próprio nome diz, serve para fixar a maquiagem e fazê-la durar. É um item essencial para aqueles dias em que não sobra  tempo para dar uma retocada na make. Ele ajuda a manter a produção “inteira”, afinal, a sensação de maquiagem derretendo é horrível, não é mesmo?

Mas, espera aí, isso quer dizer que só quem tem pele oleosa pode usar o fixador de maquiagem? Não!

Para que tipo de pele o fixador é indicado?

Embora seja essencial para quem sofre com a oleosidade, o fixador de maquiagem é adequado para todos os tipos de pele. Desse modo, precisamos entender quais os fixadores ideais para cada tipo de pele.

Vamos lá!

  • Pele seca: quem tem pele seca, tem de tomar cuidado com os fixadores que contém muito álcool, pois ele pode causar ressecamento. Nesse caso, existem opções de fixadores com poder hidratante, que ajudam a pele a se manter fresquinha e hidratada. 
  • Pele oleosa: para as oleosas, o ideal é escolher um produto com acabamento seco, porque ele absorve a oleosidade e evita que a pele fique brilhando, proporcionando um efeito matte.

Agora que você sabe qual o tipo de fixador adequado para você, vamos aprender como usá-lo para manter a make impecável por muito mais tempo!

Como usar o fixador de maquiagem? Confira algumas dicas:


O fixador de maquiagem é um produto super fácil de usar! Após passar toda a make, basta agitar bem a embalagem
e espirrar o produto sobre o rosto, a cerca de 30 centímetros de distância, na vertical. Depois, é só esperar uns minutinhos para secar bem.

Ah, uma dica importante: evite esfregar o rosto enquanto seca!

Existem dois tipos de fixadores em sprays no mercado, que são os sprays de jato seco e os sprays de jato molhado:

  • Fixador em spray seco:

É a versão mais antiga dos fixadores. O objetivo desse aqui é formar uma película invisível por cima da maquiagem, para protegê-la. No entanto, essa opção exige cuidados, não exagere na hora de passar. Caso passe demais, pode provocar um efeito muito artificial, como se o rosto estivesse plastificado.

Esse é tipo ideal para makes mais elaboradas que precisam ficar intactas por mais tempo. Se você está se formando, ou vai para alguma festa e deseja manter a make impecável para as fotos, mesmo depois do baile, esse spray é a melhor opção!  

 

  • Fixador em spray molhado:

 

O spray de jato molhado é o queridinho das blogueiras. Ele é perfeito para uma maquiagem mais social, ou para o dia a dia, pois deixa um aspecto mais natural. Como tem um efeito molhadinho, sua finalização é melhor do que a do spray seco. Porém, assim como no uso do seco, você deve evitar o excesso na hora de aplicá-lo.

É o fixador mais indicado para quando vamos a um evento menos formal, mas queremos ficar com a maquiagem no lugar até o final! Para isso, há diversos modelos: fixadores hidratantes, com partículas de brilho, com tonalidades etc.

Além dessas versões em spray, os fixadores também contam com a opção em pó.

  • Fixador em pó:

Para quem está acostumado a usar o pó translúcido na make, o fixador em pó funciona mais ou menos da mesma maneira. Trata-se de um translúcido melhorado, que mantém a pele matificada e com uma alta cobertura por mais tempo.

O fixador em pó nada mais é do que um pó solto e sem cor, que sela a maquiagem e evita que ela transfira para outros lugares, até porque não tem nada mais chato do que abraçar alguém e deixar metade da base do rosto na camiseta da pessoa, não é?

  • Usar o fixador em pó é bem simples:

Para aplicar o pó fixador, basta pegar um pincel bem fofo, dar uma pincelada no produto e espalhar bem para finalizar a maquiagem. Como o pó é solto, é muito fácil exagerar na quantidade, então, medir antes de levar ao rosto é fundamental! Mas, se ainda assim exagerar na dose, basta limpar o pincel e continuar espalhando bastante até ficar uniforme.

Uma atenção especial que você deve ter é: se for tirar fotos com flash nesse dia! Alguns pós contam com pigmentos que estouram no flash. O maior vilão disso tudo é o componente silica, presente em diversos tipos de pó. Portanto, se for fazer uma sessão de fotos com flash, é melhor analisar o produto. Caso possua, opte por outra versão de fixador.

Além dos fixadores de maquiagem, existem outros produtinhos que apresentam uma função parecida e que, juntos, auxiliam ainda mais a duração da make.

Trata-se do primer, cuja função é fechar os poros e deixar a pele mais uniforme e preparada para receber a maquiagem, e o finalizador, para dar um acabamento mais bonito à pele.

Agora que você aprendeu como usar o fixador de maquiagem da maneira correta, está pronta para fazer uma make duradoura e, o mais importante: sair sempre bem na foto. No site da Florenza, você encontra todos esses produtos mencionados aqui e muito mais!

E se quiser conferir mais dicas sobre beleza, acompanhe nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *