Você sabe qual é o seu subtom?
Para mim, escolher o tom da base é a pior parte na hora de comprar maquiagem. Rosada demais, laranja demais, clara demais, escura demais, escolher uma base é sempre uma luta que me impede de comprar outras bases, afinal, se eu já sei qual é o meu tom em determinada linha de maquiagem, não tem para que passar pelo sufoco de escolher o tom certo de maquiagem para mim. E eu imagino que para você isso também seja um problema e não tem nada mais irritante do que comprar uma base e só depois perceber que ela não é nem um pouco parecida com a sua cor, ou melhor, com o seu subtom.
“Mas como assim subtom? Não era só escolher o tom da base?”
Pois bem, esse foi um questionamento que eu também tive, afinal de contas, eu achava que só escolher o meu tom já estava de bom tamanho, não é?. Mas como sempre, passando pela for you do TikTok — como sempre, claro —, eu me deparo com uma guru de maquiagem falando sobre como o subtom é tão importante — e se não mais — quanto o tom da sua base e isso me deixou intrigada, até porque se o subtom é tão importante, por que ninguém nunca me ensinou ou me mostrou qual seria o meu?
Mas caro leitor ou leitora, fique tranquilo que eu não deixarei com que você passe a mesma dificuldade que eu passei, porque hoje eu vou te ensinar o que é tom, subtom e como você pode descobrir o seu, para que você nunca mais tenha dificuldade na hora de escolher a base ideal para você, vem comigo!
Tom de pele.

Bom, antes de eu sequer te explicar sobre o seu subtom de pele, primeiro a gente vai conversar um pouquinho sobre tom de pele.
O tom de pele não é nada mais, nada menos do que a cor da nossa pele. O tom de pele é especificamente determinado pela quantidade de melanina que nós temos na nossa pele e a melanina é uma substância produzida por melanócitos, que além de darem a cor da nossa pele, também é responsável pela pigmentação do nosso cabelo e da pupila também.
Subtom.

Enfim, agora que você já entendeu o que é o tom de pele, agora a gente já pode passar para o subtom.
O subtom se trata da nuance, que é a cor no fundo da sua pele que seja mais destacada. Ou seja, pode ser considerado aquele tom de fundo da sua pele. E esse subtom é dividido em quatro tipos principais: subtom frio, subtom neutro, subtom quente e subtom oliva.
- O subtom frio vai apresentar menos pigmentação e vai ter um aspecto azulado. Esse subtom é compatível com cores frias, como tons frios de azul, violeta e também cor de rosa.
- O subtom neutro é a mistura de subtons (quente e frio) e vai apresentar pouquíssimo contraste quando for exposto à luz solar. Harmoniza tanto com cores quentes quanto com cores frias, combinando perfeitamente com azul marinho e tons de marrom.
- O subtom quente vai ter muita pigmentação, com a tendência a ficar amarelada/dourada sob o sol. Esse subtom harmoniza com cores quentes, como amarelo, laranja, cobre, dourado e tons de vermelho.
- O subtom oliva se trata da mistura dos pigmentos amarelo e azul, resultando em uma pele naturalmente esverdeada. Esse subtom harmoniza com tons de marrom, roxo e também vinho.
Pode parecer bobo mas o subtom influência em muitas coisas: como certas cores vão ficar em você, quais cores vão realçar a sua maquiagem, quais cores não ficariam tão boas na sua maquiagem. E isso também vai muito além da maquiagem, também vai ser um fator muito importante nas roupas que ficam bonitas em você, em quais cores de acessórios combinam mais. Ou seja, o subtom tá muito mais presente na sua vida do que você imaginava, né?
“Ok, eu já entendi como cada subtom funciona, então como eu posso encontrar o MEU subtom?”
Como encontrar o meu subtom?

Bom, existem diversos testes e diversas maneiras diferentes de você encontrar o subtom que se encaixa mais com você. O primeiro teste e o mais simples de todos, é o teste das veias — isso mesmo, as veias do seu corpo —, que consiste em observá-las e analisar o tom que elas possuem.
- Veias azuladas ou roxas: subtom frio.
- Veias verdes ou amarronzadas: subtom quente.
- Veias verdes e azuis: subtom neutro.
É importante ressaltar que esse não é o teste mais indicado para descobrir se você possui um tom de pele oliva, até porque a cor vai se assimilar com outros perfis, mas calma que eu já te ensino mais uma forma de descobrir o seu subtom.
Você sabia que a tonalidade da sua boca também é uma ótima maneira de analisar qual é o seu subtom ideal? Pois é, a nossa boca também pode ser o primeiro indicativo do nosso subtom, então pegue um espelho e comece a analisar a tonalidade que os seus lábios possuem.
- Boca alaranjada, rosada com um toque de laranja ou coral: subtom quente.
- Boca com um tom rosado: subtom frio.
- Boca avermelhada: subtom neutro.
- Boca em tom rosado frio com um fundo coral quente: pele oliva.
Agora você já sabe que o subtom faz diferença e muita, ainda mais na hora de escolher a cor perfeita de base para você e em como a sua maquiagem vai ficar. Então, como dica boa é dica compartilhada, aqui também vai um mini guia de qual tom de blush combina mais com o seu subtom.
- Subtom quente: tons de blush amarronzados, aqueles que são perfeitos para dar aquele queimadinho de sol.
- Subtom frio: tons avermelhados e rosados.
- Subtom neutro: pode usar e abusar de tons mais escuros e também rosados.
- Subtom oliva: tons mais frios e rosados, fique longe de tons amarelados, corais.
Aprendeu?
E por aí, já identificou o seu? Ficou fácil né, aposto que nem você imaginaria que seria tão simples assim. Gostou e achou interessante? Deixa aqui nos comentários se você imaginava que o subtom fazia tanta diferença assim. Não se esqueça de acompanhar os outros conteúdos do blog e a minha última postagem, até a próxima!
7 Comentários