Pós-sol e exposição solar: o que você deve fazer
Agora que chegaram as férias de verão, estamos muito mais expostos a momentos em ambientes abertos e consequentemente à luz solar em excesso.
Exagerar no sol, além de causar a famosa vermelhidão, pode causar queimaduras de graus 2 e 3, aumentar as chances de envelhecimento precoce e ainda as de câncer de pele.
Por isso, em nosso último post, nós orientamos os cuidados necessários para evitar essas situações, mas se já é tarde demais para você, mantenha a calma que neste post nós vamos te ensinar como se tratar e recuperar de situações como essa, abordando tópicos de o que deve se evitar e o que é preciso fazer!
Lembrando que é sempre importante ter em mente que em casos de sintomas mais severos, é ideal que se procure imediatamente um atendimento médico!
O que você deve evitar:
- Exposição solar adicional: evite mais exposição solar após queimaduras, pois isso atrapalhará a recuperação da pele, agravando essas queimaduras e aumentando os riscos de danos permanentes.
- Roupas apertadas e tecidos ásperos: isso irá causar uma irritação ainda maior na pele, aumentando o incômodo e a dor.
- Coçar ou descascar a pele: isso pode prolongar mais ainda o tempo de recuperação da pele.
- Banhos quentes: além da sensação de ardência que causará na pele, o banho quente ainda aumentará o ressecamento dela, prejudicando sua recuperação.
- Esforço físico excessivo: o esforço físico excessivo pode causar sudorese e consequentemente uma maior irritação da pele.
- Ignorar sintomas de infecção: você não pode ignorar sintomas como inchaço, vermelhidão intensa, infecções ou febre, pois eles devem ser tratados com mais cautela.
- Ignorar a reaplicação e protetor solar: sua pele já estará machucada, sensível e dolorida, então nunca deixe de reaplicar e reforçar nas áreas sensibilizadas.
- Utilizar fragrâncias fortes: produtos com muita fragrância tendem a causar uma irritação maior na pele, ainda mais na sensibilizada.
- Ignorar a importância do descanso: a falta de descanso prejudicará a recuperação da pele.
- Ficar perto de fontes de calor intenso: permanecer próximo a fontes de calor intenso, como fornos ou fogões, podem intensificar o desconforto da pele queimada.
- Aplicar gelo diretamente: ao contrário do que se pensa, a aplicação e gelo diretamente na pele pode aumentar as queimaduras.
- Maquiagem pesada: o uso de maquiagem pesada sobre a pele queimada pode causar mais irritação.
- Utilizar lâminas de barbear: lâminas de barbear sobre a pele queimada podem acarretar uma irritação ainda maior da pele.
- Utilizar produtos com álcool: produtos com álcool, para uma pele queimada ou sensibilizada, podem trazer ardência e irritação.
O que você deve fazer e utilizar:
- Manter a hidratação adequada: é ideal que você se hidrate adequadamente, ingerindo bastante água e utilizando cremes hidratantes na pele, para que assim ela se recupere de dentro para fora e de fora para dentro.
- Utilizar produtos calmante pós-sol: busque utilizar produtos próprios para essas situações de pós-sol, como géis à base de aloe vera.
- Roupas leves e soltas: procure usar roupas leves e soltas para que o atrito do tecido com a pele seja menor, promovendo menos desconforto e irritação.
- Utilizar máscaras faciais hidratantes: as máscaras faciais calmantes e hidratantes podem ser uma ótima ajuda para a recuperação da pele, então busque utilizá-las.
- Realizar compressas frias e úmidas: compressas frias e úmidas vão ajudar na sensação de alívio da pele, promovendo uma sensação de menos calor e ajudando a diminuir o inchaço.
- Descansar adequadamente: o descanso e o sono são essenciais para a recuperação da pele e do corpo, então não deixe de dar atenção a esse tópico
- Consulta médica se necessário: como dito anteriormente, é sempre importante procurar atendimento médico em casos de queimaduras mais graves, pois somente um profissional poderá te dar uma orientação “personalizada”.
- Usar cremes à base de camomila: procure utilizar cremes à base de camomila, pois eles podem oferecer benefícios calmantes à pele.
- Escolha bem os alimentos: ingerir alimentos anti-inflamatórios pode ser uma boa dica, já que eles irão auxiliar na cicatrização interna da pele.
- Utilize amido de milho ou aveia: misturar um pouco de amido de milho ou aveia na água e aplicar na pele reduz a vermelhidão e ajuda a aliviar a sensação de pele queimada.
- Utilizar Pepinos: aplicar pepinos nas áreas dos olhos pode ajudar a diminuir a sensação de queimação na região.
Cuide-se bem!
Nós adoramos pegar uma corzinha no verão, não é mesmo? Mas infelizmente a exposição solar em excesso pode nos trazer riscos à saúde, como queimaduras de pele, envelhecimento precoce, e o aumento do risco de câncer de pele.
Por isso é muito importante saber prevenir para que a exposição não seja extrema e saber remediar em casos em que essa não pôde ser evitada.
E aqui, no post de hoje, você pôde aprender o que deve fazer e não fazer quando a exposição não consegue ser evitada, gerando queimaduras.
Lembre-se sempre de cuidar de sua pele e assim reforçar o seu autocuidado, pois isso é indispensável para uma vida saudável.
Aqui no blog da Florenza você sempre sai com novas informações! Inclusive, nossos últimos posts foram sobre os Cuidados que você deve ter e o que deve levar nas férias de verão e Cuidados com a pele após o Ano Novo.
Não deixe de conferir! Acesse nossos conteúdos para desfrutar ainda mais de seus novos conhecimentos 😊
Até breve!